sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Resultado das eleições

Primeiro post de prestação de contas do CA. =)
Conforme esperado, visto não ter outras chapas, a chapa Skepsi venceu as eleições para o Centro Acadêmico de Psicologia da Faculdade Sant'Ana.
Foram 142 votos no total e a chapa recebeu 124. Houve também 17 votos em branco e 1 nulo, em que a pessoa riscou a cédula e escreveu "quero matar ratos".

Gostaria de, primeiramente, prestar um esclarecimento a esse(a) colega. A nossa proposta não é quanto ao uso das ratas (sim, são fêmeas). É quanto ao direito à Objeção de Consciência. Direito este previsto pela Constituição Federal Brasileira e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Trata-se da liberdade de religião, crença e filosofia. Você pode conferir essas leis através dos links colocados à direita nesta página.

Segundo, você que escreveu essa frase na cédula irá se decepcionar ano que vem. Não há tortura nem, tampouco, sacrifício de animais na prática de laboratório. Apenas faz-se uso da caixa de Skinner para ensinar a cobaia a apertar a barra para receber uma gota d'água, após 24 horas de privação. Não é tão excitante quanto, à primeira vista, parece. Mas sugiro que, futuramente, você procure estagiar em um açougue. Lá seus ímpetos carnífices poderão receber mais Reforços Positivos do que nas práticas da graduação de Psi.

Por último, deixo como reflexão a seguinte frase de nossa carta de Objeção de Consciência, baseada no modelo retirado do site InterNICHE: "Dentro do curso de Psicologia, a postura crítica, a ética e a sensibilidade a sentimentos como dor e sofrimento são virtudes essenciais que devem ser afirmadas nos acadêmicos, objetivando a formação de um profissional humanizado, crítico e reflexivo." Mais sobre isso futuramente.

Obrigada a todos pelos votos de confiança. Sabemos que a luta não será fácil, mas faremos o melhor para honrar essa confiança!

Fabiane K. Bogdanovicz

Nenhum comentário:

Postar um comentário