segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Carta-Proposta da chapa Skepsi

Com um nome como “Pensamento” (em Grego), pretendemos instigar os acadêmicos a pensarem sobre a Psicologia, sobre a faculdade, sobre o curso e, principalmente, sobre suas próprias posturas. Pensar criticamente, avaliar, refletir. O lema da chapa é Psicologia: não apenas um curso. Portanto, intentamos que o pensamento seja precedente a ações. Fundamentalmente, ações que enfraqueçam a apatia e a passividade. Visamos a substituir no corpo discente a postura de “aluno” pela postura de “acadêmico”. Que os discentes não mais percebam a faculdade como continuidade do colégio, onde a pedagogia tradicional impera. Mas sim como um lugar de discussão, de troca, de pesquisa, onde o ensino não é centralizado no docente.
Para alcançar esse desígnio, dispomos as seguintes propostas:

• Propostas acadêmicas:
- Formar e favorecer a formação de grupos de estudo e grupos de discussão;
- Arrecadar dinheiro (através de eventos, churrascos, rifas etc.) para trazer palestras (que serão escolhidas por votação pelos acadêmicos);
- Reivindicar o abono de faltas mediante apresentação de certificado da participação de evento na área;
- Apresentar maiores informações sobre o ENADE;
- Auxiliar acadêmicos com informações de estágio;
- Criar comissões diversas para incentivar participação dos acadêmicos;
- Lutar pelo reconhecimento da Carta de Objeção de Consciência quanto ao uso de ratos nas aulas de Análise Experimental do Comportamento II, como apregoado pelo art. 5º da Constituição Federal Brasileira e o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- Cobrar o cumprimento da portaria 3.284/2003 do MEC, dos requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais para a autorização e o reconhecimento de cursos.

• Propostas de comunicação:
- Produzir jornal e site para prestação de contas, divulgação e comunicação, sendo o jornal aberto para textos de discentes, docentes, e até acadêmicos de outros cursos, caso tratem de assunto concernente aos acadêmicos de Psicologia;
- Compor rádio online (podcast) como complementação do site e do jornal, adicionando informações sobre a área da Psicologia em geral e eventos;
- Criar e manter um arquivo com críticas, sugestões, reivindicações etc., para repassar aos acadêmicos informações sobre a viabilidade de sua observância.

• Propostas sociais:
- Organizar excursões a eventos próximos (no Paraná, principalmente em Curitiba);
- Realizar campanhas de doação de livros para a biblioteca;
- Promover eventos de integração (primeiramente, dentro do curso de Psicologia; depois, dentro da faculdade - com outros cursos e com professores; e, por último, com outras instituições - tanto da cidade, quanto fora).

Para tanto, a chapa se responsabiliza a seguir os seguintes compromissos:
I - Representar o corpo discente do curso de Psicologia desta faculdade, manifestando-se publicamente em nome dos alunos sempre que necessário.
II - Defender os interesses coletivos e individuais dos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da instituição e do curso.
III - Manter um diálogo amigável entre os corpos discente e docente.
IV - Promover aperfeiçoamento constante das condições de ensino, principalmente nos quesitos pesquisa e extensão.
V - Fomentar o desenvolvimento cultural e político, visando a auxiliar na formação de um olhar crítico à sociedade.
VI - Integrar-se à luta dos estudantes pelo exercício da democracia.
VII - Apoiar e incentivar a participação de representantes do corpo discente nos órgãos colegiados da instituição.
VIII - Estimular a participação dos acadêmicos nos encontros estudantis da área.
IX - Lutar pelo crescimento do curso de Psicologia
X - Agir sempre com transparência e clareza, e prestar contas e explicações sempre que necessário ou requisitado.

2 comentários:

  1. Ótimas propostas, Fabi. sua determinação é admirável!

    ResponderExcluir
  2. Fabiane, parabéns pela determinação na luta pelos diretios acadêmicos é exatamente por aí que iniciamos as mudanças na Faculdade.

    Andresa Auer 4º Período

    ResponderExcluir