segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Relatoria da reunião ordinária de 24/09

1. Grupos de estudos. Não houve mais sugestões de temas. Os temas atuais são: Esquizoanálise, Simbolismo, Tanatologia e Dependência Química. O projeto de Esquizoanálise foi entregue (uma cópia para Vera e uma cópia para Yara), porém não foi abordado na última reunião do NUPEP.

2. Pauta sugerida por acadêmicas do 2º período: professores tirarem alunos da sala devido a conversa. O primeiro passo deve ser conversar com os representantes de turma. O segundo, levar a reclamação nas reuniões representante-turma de sexta-feira. Caso ainda não seja resolvido, conversar com os professores. Entende-se que todos os acadêmicos são maiores de idade e a via para resolver o problema de conversas em excesso não é institucional. Apenas se alguém faltar o respeito com o colega, aí entendemos se tratar do artigo 88, incisos I a IV, do Regimento Interno da Faculdade Sant'Ana ( www.iessa.edu.br/regimentofaculdade.pdf ).

3. Pauta sugerida por acadêmica do 6º período: livros da biblioteca. De acordo com reclamação da acadêmica, ela teve que mudar o tema de um trabalho duas vezes, devido à insuficiência de livros na biblioteca. Pediu ao professor responsável pela disciplina que intercedesse junto à direção, tendo isso resultado em nada. O CAPsi entende ser responsabilidade da coordenação de Psicologia defender os interesses do curso, devendo intervir a favor dos pedidos de docentes e discentes que visem à melhoria do curso. Essa questão será apresentada à coordenadora semana que vem, após a visita do MEC.

4. Visita do MEC. As questões que foram levantadas por acadêmicos para que Fabiane apresente ao MEC foram:
- Acessibilidade: após ter conversado com a direção a respeito da aquisição de livros em braille, e diante à dificuldade apresentada pela direção a esse respeito, Juliano irá telefonar para a Fundação Dorina Nowill ( www.fundacaodorina.org.br ) tentando algum tipo de convênio. Fabiane já havia enviado um email para a Fundação, em 20/03, porém não obteve resposta. Sobre esse tema, a irmã Maria Aluízia afirmou que, para os alunos de 1º e 2º grau, há um catálogo de livros acessíveis do próprio MEC. Mas para o ensino superior não há nada semelhante. Esse problema será apontado para o MEC, pois há poucos livros de Psicologia em áudio ou braile, conforme indicado mesmo no catálogo da Fundação Dorina ( www.daisylatino.org/agora/pag/livro/catalogo_bib.cfm ). Mencionou-se a possibilidade de um futuro projeto de extensão para a gravação de livros em áudio ou digitalizados, mas é preciso pesquisar sobre a lei de direitos autorais.
- Objeção de Consciência: conforme exposto no blog do CAPsi, há jurisprudência quanto ao aceite desse documento, e há programas que apresentam alternativa ao uso de animais na disciplina de AEC. Esses softwares já são usados em instituições como UnB (Universidade de Brasília/DF), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro/RJ), USP (Universidade de São Paulo/SP), UNIP (Universidade Paulista, São Paulo/SP), Uniban (São Paulo/SP), CESUCA-Faculdade Inedi (Cachoeirinha/RS), Universidade São Francisco (São Paulo/SP), FAE Centro Universitário do PR, FASI (Faculdade de Saúde Itubiruna, Montes Claros/MG), entre outras, tendo sido, inclusive, SUGERIDO pelo MEC em alguns lugares (conforme indicado aqui ).
- Projetos de extensão e pesquisa: entendemos que até pouco tempo não havia incentivo da faculdade quanto à participação em eventos externos, realização de pesquisas e projetos de extensão, tendo muitos projetos, inclusive, sido barrados pela instituição. Porém, vemos que isso está mudando. Foi criado o departamento de Iniciação Científica (sob coordenação do professor Geraldo) e está sendo elaborada pela instituição uma portaria para abono de faltas por participação em evento (que será futuramente colocada no site da faculdade).

5. Demais assuntos. 1-De todos os ofícios, independente de para quem se destinem, deve ser enviada uma cópia para a secretaria, pois trata-se de uma segurança do acadêmico contra eventuais extravios. O CAPsi irá trabalhar no sentido de conscientizar os acadêmicos para que adotem sempre essa prática.
2-Será enviado um documento para a direção solicitando que sejam acrescentados ao Regimento Interno da Faculdade: critérios para concessão de bolsa, normas acerca do aceite de atestado médico e prazo para responder requerimentos protocolados na secretaria.

Para a próxima reunião, ficou a sugestão de que se discuta a possibilidade de haver duas semanas de provas, em vez de uma. A próxima reunião será no dia 29/10, voltando à normalidade das reuniões ordinárias do CAPsi na última sexta-feira do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário