sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Relatoria da reunião ordinária de 16/09

Antes do início da reunião, Fabiane sugeriu a inclusão da visita do MEC na pauta, que foi aceito com unanimidade.

Pauta:
1 - Entidades estudantis da Psicologia (CONEP, COREP Sul):
A CONEP (Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia) fez uma passada na Faculdade Sant'Ana na Semana do Psicólogo. O COREP Sul (Coletivo Regional de Estudantes de Psicologia do Sul) já teve uma reunião presencial em Ponta Grossa, em abril. Visando a favorecer a aproximação dos estudantes com as entidades estudantis da Psicologia, os sites dessas entidades serão passados para os representantes de sala, para que divulguem nos grupos de suas salas. Assim, os estudantes da Faculdade Sant'Ana poderão se inteirar do que as entidades estão discutindo e também participar.
O coletivo gestor da CONEP é composto por estudantes e por entidades. Fabiane fez parte da CONEP na gestão 2009/2010. Agora, sugere que os estudantes conheçam melhor a entidade para decidirem se querem que o CAPsi componha a gestão da CONEP.
De 9 a 12 de outubro, acontecerá o EREP Sul (Encontro Regional de Estudantes de Psicologia da região Sul), em Florianópolis/SC. Na reunião com todos os acadêmicos de Psicologia na terça-feira (dia 14/09), a irmã Maria Aluízia disse que apoiaria financeiramente a ida de estudantes a eventos. Portanto, o CA conversará com ela sobre facilitar a ida de estudantes da faculdade para o EREP Sul, pedindo o empréstimo do micro-ônibus, se houver inscrições o suficiente. Neste fim de semana, acontecerá a reunião presencial do COREP Sul, em Florianópolis/SC, para a construção do evento. Fabiane participará e trará cartazes para a divulgação.

2 - Grupos de estudo:

Este ponto não foi coberto nesta reunião, tendo ficado para a próxima, porque foi acrescentado visita do MEC neste item.

3 - Abono de faltas por participação em evento:

Já foi começado um abaixo-assinado com esse intento. Porém, por ter sido feito no fim do ano (novembro de 2008), algumas pessoas largaram o curso, e suas assinaturas não eram mais válidas no documento. Então retomamos agora essa proposta. É do interesse da faculdade que os estudantes produzam mais. Para isso, a participação em eventos é essencial. E também sabemos que o aprendizado que se dá apenas em sala de aula não é o suficiente, é alienado. É nos eventos externos que podemos fazer trocas com outros acadêmicos, com profissionais, desenvolver mais o interesse pela pesquisa, enfim, expandir nosso aprendizado para além das paredes de nossa IES. Diversas instituições (entre elas a UEPG e a UFPR) utilizam dessa prática de abonar faltas de acadêmicos que vão a eventos, mediante a apresentação de certificado. Com vistas a enriquecer a formação estudantil e a fomentar a pesquisa e a produção acadêmica, encaramos como essencial que haja esse incentivo por parte da instituição.
Retomando novamente a fala da irmã Maria Aluízia quanto a auxiliar financeiramente a ida de estudantes a eventos, levantou-se nesta reunião a demanda de que esse auxílio seja regulado. Isto é, que seja escrita uma norma indicando claramente os quesitos para recebimento do apoio financeiro.

4 - Demais demandas que apareceram durante a reunião:
Esta é a terceira sala do CAPsi. As mudanças de sala feitas pela irmã impedem que o CA crie sua identidade perante os acadêmicos. Por isso, queremos garantia quanto à permanência desta sala como sendo a do CAPsi. Para tanto, pretendemos registrar o CA na semana que vem, levando junto um documento, assinado pela irmã, que garante a sala do CAPsi por um período determinado de anos. Também faremos uma placa para colocar na porta indicando que a sala é do CAPsi (a sugestão do Juliano foi de um adesivo grande na janela).

Outro ponto que foi levantado é quanto aos PLs de representação estudantil (
1 e 2) que estão correndo na Câmara dos Deputados. O CAPsi apóia esses PLs e atuará no sentido de divulgá-los e acompanhar seu processo.

Não conseguimos esgotar o tópico da visita do MEC, nem cobrir o dos grupos de estudo. Como a visita do MEC se dará no dia 27/09, achamos por bem marcar outra reunião para quarta-feira que vem, dia 22, para que os acadêmicos indiquem ao CA o que querem que seja conversado com o MEC, já que Fabiane conversará com os avaliadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário