quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O que é Centro Acadêmico? E o que eu tenho a ver com isso??

O Ensino Superior não é uma mera continuação do Ensino Médio. O aprendizado passivo não é o suficiente. É preciso que o estudante pense criticamente, situe o saber num contexto sócio-histórico-cultural, que não atue isoladamente, e que saia da graduação preparado para enfrentar o cotidiano do duro mercado de trabalho e as reais demandas da sociedade. Mas as Instituições de Ensino Superior nem sempre têm tudo isso em mente. É preciso que os estudantes supervisionem a atuação das IES, em busca de currículos coerentes e articulados com a realidade, práticas de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, estrutura física satisfatória e acessível, e contra abusos de poder, incoerências, discriminações, entre outras práticas que, infelizmente, acontecem muito mais do que deveriam (não deveriam!).

Mas de que forma os estudantes podem ser ouvidos? Através do Centro Acadêmico! O CA é o órgão máximo de representação dos acadêmicos de um curso. Ele serve para organizar a representação estudantil nos órgãos colegiados da instituição, realizar discussões em busca de solução para problemas dos estudantes, fiscalizar as atividades da IES, e também organizar festas, viagens, espaços de vivência, etc., sempre buscando os interesses dos estudantes. O CA pode ter conta bancária, para arcar com seus gastos, pode ter advogado, para defender juridicamente os estudantes, pode ter sala própria, para melhor promover o encontro dos acadêmicos, entre outros direitos.

Por isso, convidamos você, acadêmic@ de Psicologia, a participar do CAPsi Sant’Ana! Como? Freqüentando a sala do CA, indo às reuniões mensais, acessando o blog ou twitter, conversando pelo msn, fazendo parte de uma (ou mais) comissão, dando sugestões, perguntando, contribuindo financeiramente, escrevendo para o jornal, indo aos eventos e festas realizados pelo CA... Enfim! O CA é nosso!

Twitter: twitter.com/capsisantana
Msn: capsi.pg@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário